quinta-feira, 31 de julho de 2014

As consequências da não contratação de Romero


Pois bem, Romero depois de levantar dificuldades nas negociações assumiu que gostaria de ficar no Monaco. Para mim e acredito que para todos os benfiquistas, isto deve / deveria ser sinal que o Benfica desiste da sua contratação. Até porque LFV diz que não quer ficar com jogadores contrariados no plantel, portanto não faz sentido contratá-los.
A grande consequência será mesmo a nível de performance de Artur.
Artur brilhou na primeira época, época em que substitui... Roberto. Com as expetativas dos benfiquistas refeitas do furacão Roberto, Artur desiludiu na temporada seguinte e nesta passada a diferença abissal para Oblak apenas não foi notada por JJ, quando já muitos adeptos viam o talento de Oblak e a inépcia de Artur.
Este ano, caso viesse Romero, Artur poderia beneficiar novamente do efeito Roberto. Um mau ao lado de um pior pode até parecer bom.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dispensados

O Benfica tem actualmente 35 jogadores a fazer a pré-época, não contando com alguns da B, como Lindelöf ou Marcos Valente, que vieram cobrir a ausência de 3 centrais que estão lesionados (Luisão; Jardel e Lisandro)

Num plantel que não se justifica que tenha mais que 25/26 jogadores (temos a B para complementar), significa que 10 jogadores não farão parte do plantel para 2014/2015. Importa olhar aqui a quais os jogadores com menos condições de permanecer:

Artur: A ser contratado Romero (ou outro), Artur não será o titular e por certo quererá sair.

Luis Filipe: Acho que nem preciso de dizer muito, certo! A pior contratação deste defeso.

Steve Vitória: Mesmo com 3 centrais lesionados, continua a não fazer parte dos planos de JJ. Certo que não ficará.

Sidnei: Enquanto não largar a picanha, terá poucas oportunidades de se afirmar em que clube for.

Bernardo Silva: Se Enzo ficar, deveria ser emprestado a um clube da 1ª Liga para poder jogar com mais regularidade.

Candeias: Não me parece ter a qualidade para se poder afirmar no Benfica, será sempre a última opção nas alas, se Pizzi ficar, Candeias deve sair.

Cardozo: Não tem mais margem de manobra. Depois de uma época muito fraca, onde a equipa começou a jogar melhor depois da sua lesão, não me parece que tenha condições de se impor novamente. É mais um jogador que não irá conviver bem com o banco, por isso acredito que deve sair.

Franco Jara: Um jogador que nos últimos 3 anos, foi emprestado 3 vezes. Não aparenta ter qualidade suficiente para ficar no plantel e deve sair.

Sulejmani: A contratação que mais me decepcionou a época transacta, lento, sem ideias, uma sombra do que já foi no Ajax. Para juntar a isto, é propenso a lesões.

Ivan Cavaleiro: Um jogador que aprecio, mas não acredito que JJ lhe dê muitas oportunidades. Deverá ser emprestado para continuar a evoluir.

Pior cenário possível: Benfica 2014/2015

Por vezes para preparar o futuro é bom fazer um exercício: imaginar a probabilidade de sucesso perante o pior cenário possível e caso essa exista, pode-se encarar com algum optimismo o que aí vem.
No presente exercício, sucesso resume-se somente a sucesso desportivo, conquista do título nacional. Nada mais que isso, nada relacionado com finanças, que relativamente a essas não me atrevo a fazer grandes cenários, por ora.
O plantel do Benfica no pior cenário possível não contará com mais reforços e ainda vê sair Gaitan e Enzo Perez.
Guarda-redes: Artur, Paulo Lopes e um terceiro da equipa B.
Artur tem bastantes defeitos, mas também algumas virtudes. Não estará longe do que Rui Patrício e Fabiano podem oferecer a Sporting e Porto.
Defesa lateral direito: Maxi, Cancelo e André Almeida.
Sei que no pior cenário possível teria de incluir Luís Felipe no plantel, mas não sou tão masoquista assim. Temos 3 boas alternativas para este lugar. A seguir a Danilo, qualquer um pode lutar por ser o 2º melhor lateral direito da Liga.
Defesa central: Luisão, Jardel, César, JoãoTeixeira e Sidnei.
Luisão os anos passam e continua a ser top, muito por o que cresceu tacticamente e pela forma como comanda a equipa a nível defensivo. Jardel não é extraordinário, mas estará ao nível de grande parte dos centrais dos nossos concorrentes.
Defesa lateral esquerdo: Eliseu, Benito.
Os problemas com a lateral esquerda vêm de há muito, julgo que continuará a ser o nosso ponto fraco. Eliseu dará algumas correrias, por vezes parecerá espetacular. Mas nunca o será. Perdemos para os nossos concorrentes. Alex Sandro e até o seu substituto são melhores e Jefferson é quase o mesmo nível, mas talvez um pouco melhor.
Médios centro: Fejsa, Ruben Amorim, André Almeida, João Teixeira, Talisca, Bernardo Silva.
Talisca é uma incognita, nos seus bons indicadores não dá para apoiar as nossas esperanças no futuro. Um rápido regresso de Fejsa e uma época de Amorim com poucas lesões dará para ter um meio campo competitivo. Com a descida de qualidade do meio campo, seria preferível adoptarmos o 4-3-3. Se jogarmos apenas com 2, poderemos ter o meio campo mais fraco dos 3 grandes.
Extremos: Salvio, Ola John, Sulejmani, Candeias, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva.
Salvio saindo Markovic e Gaitan afirmar-se-á como melhor extremo da liga e um dos jogadores com maior número de assistências, assim tenha um avançado inspirado ao lado. Ola John jogando com regularidade, acredito que apresente a qualidade que em tempos já mostrou e a intensidade que raramente mostrou. As alas podem ainda ser uma boa solução para o talento de Bernardo Silva.
Avançados: Lima, Derlei, Cardozo, Bebé.
Lima e Derlei podem fazer uma dupla interessante. A seguir a Jackson e Adrián estão ao nível dos melhores.

Conclusão: O Benfica com tanta venda apenas reduziu a enorme vantagem com que partia para esta época. Uma época em que o Porto mudou de treinador, investiu mas vendeu alguns dos melhores e comprou jovens talentosos mas que ainda não explodiram e em que o Sporting muda também de treinador, mas relativamente à época passada tem uma Liga dos Campeões para jogar e umas expectativas maiores para gerir.
Saiba o Benfica não entrar em depressão com algum mau resultado e as hipóteses de ser campeão são consideráveis.


terça-feira, 29 de julho de 2014

As últimas "pérolas"

Muito se tem falado da saída destes 2 jogadores, as últimas "pérolas" do Benfica. Gaítan tem sido associado insistentemente ao Monaco e Enzo ao Valência. A sair só um, parece-me mais proveitoso que seja Gaítan, não só pelo encaixe, que será maior, mas pela menor preponderância que tem no esquema táctico de JJ.

Gaitán, poderá ser substituído por Ola John ou Bebé, a equipa irá perder alguma magia mas não irá afectar os processos ofensivos que JJ nos habituou. Já Enzo não tem substituto à altura no plantel, nem acredito que o actual Benfica tenha capacidade de ir buscar um jogador de semelhante qualidade. Assumindo que o Benfica vai jogar no mesmo esquema táctico das últimas 3 épocas (JJ é teimoso e persiste no 4-4-2), vamos novamente ter um meio-campo descompensado, pelo que um jogador como Enzo (Witsel no passado) é preponderante para segurar a bola e dar posse a equipa.

Gostava de ver Bernardo Silva jogar, não apenas 10 minutos, pois acredito que tem potencial para vir a ser um jogador desequilibrante no meio-campo do Benfica. Mas para já, não acredito que tenha ainda a intensidade que se pretende, para se impor no Benfica.


As exigências de Romero

Nos jornais de hoje deparamo-nos com exigências financeiras que estão a causar um retrocesso nas negociações. Assim, e caso a ideia seja mesmo contratá-lo, propunha levar para a mesa de negociações este vídeo:

Caso este vídeo não acabe por ter um efeito potencialmente ainda melhor que é fazer o Benfica desinteressar-se da sua contratação, acredito que as exigências dele possam ser acalmadas.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

As contas possíveis da Benfica TV

Em tempos (Setembro de 2013), Soares Oliveira disse que os custos da Benfica TV eram de 9 milhões ano. Em Dezembro do mesmo ano, Soares Oliveira disse que no primeiro ano em que transmite os jogos em casa,"o Benfica vai buscar muito mais do que os 22 milhões de euros" da proposta de 2011 da Olivedesportos.
Agora em Julho de 2014 diz que "No mês de janeiro atingimos os 300 mil subscritores. Este número diminui naturalmente quando o campeonato acaba, mas só no primeiro ano tivemos receitas que rondam os €30 milhões de euros”.

1 - As contas possíveis e fáceis de fazer não dão um lucro muito maior que os 22 milhões de euros.
2 - Era interessante que quando se fizesse um balanço do 1º ano Benfica TV como o que foi feito agora pelo DSO se falasse nas receitas, nos custos e no lucro sob o risco do Diretor Financeiro do Benfica parecer não mais que um jogador de casino que quando chega a casa apenas diz quanto ganhou.
3 - A fazer a comparação com algum valor, não é com o valor de quanto ganhávamos antes mas é com o valor que se recusou quando se tomou a decisão de avançar com a Benfica TV.
4 - Não sou contra a Benfica TV, esta teve bastantes méritos, e o potencial de crescimento é grande com uma internacionalização bem feita.

Sócio Zero Euros

Muitas pessoas manifestam-se contra o facto de ser o presidente a dar a cara numa campanha de marketing, podendo dar a ideia que no Benfica se vive um regime à la Coreia do Norte. Digo-vos até que esta foi a minha primeira percepção. Contudo após uma reflexão mais trabalhada, apercebi-me que o facto de ser o presidente a dar a cara a esta campanha, em que há a oferta dos 3 primeiros meses, pode ter alguma relação com o facto dos primeiros anos de sócio de Luís Filipe terem sido, também eles, adquiridos de forma gratuita.

Plural porque

Somos contra unanimismos. Acreditamos que para se ser do Benfica não é necessário adoptar uma determinada linha de discurso ou uma determinada linha comportamental. Há muitas formas de demonstrar benfiquismo. Não pretendemos ser meramente destrutivos nem nos iludimos com a possibilidade de ser construtivos, somos apenas um grupo de amigos a falar sobre um dos seus tópicos favoritos: o Benfica.